Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Rechaud de pedra sabão

Já pensou em fazer aquele jantar chique com fondue de carne? Você sabia que o investimento pode ser pequeno? Então, que tal um momento especial e romântico gastando pouco?


Para fondue de carne na pedra, é ideal que seja usada a de pedra sabão, pois deixa a carne mais saborosa. Li sobre isso, em alguns artigos, na Internet, e, definitivamente, é bem verdade. Além disso, o fondue feito na pedra é mais saudável que o feito no óleo, pois não leva gordura alguma para assar a carne. Fica uma verdadeira delícia! Sinceramente, comi muita carne sem qualquer molho de tão gostosa que ficou.

Eu comprei meu rechaud de pedra sabão em uma loja, no Mercado Livre, que oferece frete grátis para todos os lugares do Brasil. O item é enviado de Ouro Preto/MG (cidade linda!). Eu comprei o de 30 cm, que custou R$89,00, tamanho ideal para até 3 pessoas. É possível parcelar através do mercado pago, mas há juros. Gostei muito do vendedor! A peça foi enviada pelos correios, por PAC, com rastreamento. O vendedor teve cuidado de mandar bem embalada (muito jornal e caixa de papelão), no entanto minha peça chegou danificada, mas consegui resolver o problema facilmente com ele. Indico a loja e o item! Fiquei bastante satisfeita com o produto.

Link: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_61077492

Data da compra: 05/06/2014
Data da entrega: 23/06/2014
->Chegou dentro do prazo de entrega, que era até 25/06/2014.

A peça de pedra sabão bruta é clara, como a foto abaixo, mas é necessário fazer o processo de cura da pedra, antes de utilizar, o que eu faz com que ela escureça. É um processo simples, o próprio vendedor envia todas as orientações necessárias. A cura é necessária em virtude do material ser poroso. Além de fazer o processo de impermeabilização, também evita que algumas substâncias sejam transferidas para o alimento.  


Como fazer a cura da pedra feita de pedra sabão?
Untar todo o rechaud e a placa (dentro e fora), com óleo vegetal. Eu usei óleo de girassol. Evite passar óleo na parte de cobre. Deixar por 2 horas todas as peças no forno a uma temperatura de 200ºC. Após este tempo, desligar o forno e esperar que o produto volte a temperatura ambiente, então é só lavar normalmente. Indica-se repetir esse processo na peça. Não precisa colocar muito óleo, basta uma camada fina cobrindo todo o produto, como no vídeo abaixo.


Conforme pode ser visto no vídeo, ao passar o óleo vegetal, a peça já vai escurecendo, então ela já entra no forno enegrecida, como mostra a foto abaixo, tirada antes de aquecer.


Não pegue nos itens ainda quente, pois a camada de óleo ainda estará mole e isso pode manchar. Tenha paciência e deixa esfriar naturalmente.

Depois de todo esse processo, é só aproveitar os benefícios de seu rechaud de pedra sabão. Escolha a carne de sua preferência, que pode ser picanha, filé de carne, filé de frango e etc. Tempere apenas com pimenta do reino, pois o sal na pedra é o segredo para a carne não grudar. Salpique sal em toda a extensão da pedra que será utilizada para assar a carne. Após feito isso, é só distribuir a carne em toda a superfície. 



Para a acender o rechaud, não use álcool gel  vendido comumente em supermercado, pois eles contem muita água em sua composição e acaba não segurando a chama. O ideal é que seja usado álcool gel 70% ou 90%. Eu, na realidade, prefiro álcool sólido. Sempre usei o da marca Lumix e fiquei bastante satisfeita. Existem várias embalagens, mas eu prefiro o pote grande em forma cilíndrica, pois rende mais. No entanto, na última vez, acabei comprando a embalagem que vem com pastilhas prontas para o rechaud. Tamanho ideal e bem mais prático, pois, quando a chama está acabando, é só adicionar mais pastilhas, mas sai mais caro. Aconselho utilizar palitos de fósforo longos, para evitar queimadura.

  

Obs: Só lave as peças de pedra-sabão com água e sabão. Nada de produtos abrasivos e nem de esponja de aço. Nos primeiros dias de uso, evite choque térmico forte. Não aqueça a peça a seco para depois despejar líquidos frios. Não usei faca sob a pedra. Essa ações podem danificar definitivamente seu produto. 

Agora é só aproveitar as maravilhas do seu produto. Na primeira vez que usei, fiz alguns molhos e vou dividir a receita com vocês. Tenha em mente que, no caso dos molhos, é melhor prezar pela variedade. Faça pouco de cada um. As receitas são rápidas e simples, caso tenham interesse. Lembre-se de que a carne deve ser cortada fininha e pequena. Deve-se usar garfo apropriado para fondue.


Molho Quatro Queijos
Ingredientes
2 colheres de requeijão cremoso
2 colheres de creme de leite
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 colher sopa de provolone ralado
1/2 colher de sopa de gorgonzola ralado
Modo de Preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo brando e mexa até os queijos se incorporarem completamente.

Molho Rose
Ingredientes
3 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de conhaque
Salsinha ou manjericão picados
Sal a gosto
Modo de Preparo
Misture bem todos os ingredientes
Acrescente o sal e 1 colher de sopa de salsinha ou manjericão picado.

Molho de Cebola
Ingredientes
1/2 pacote de sopa de cebola
2 xícaras de creme de leite fresco ou enlatado
1 colher de suco de limão
Modo de Preparo
Se for usar creme de leite fresco, primeiro bata até engrossar levemente e só então misture o suco de limão e o restante dos ingredientes.

Molho de Ervas frescas
Ingredientes
100 gramas de creme de leite
100 gramas de maionese
Cheiro verde picadinho
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes. Coloque em tigelinha e sirva



25 comentários:

  1. Você deixa a pedra no forno para aquecer antes de usar? Comprei uma e fui orientado a aquecer antes de ir à mesa. Se sim, gasta quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixo sim. Às vezes, aqueço até na boca no fogão msm. Se vc colocar a pedra fria, vai demorar para ter fondue pronto, além de ter que gastar mais pastilhas de alcool. Eu deixo em média de uns 5 min, às vezes, menos que isso. É só para deixar quente e adiantar para a carne fica logo assadinha.

      Excluir
  2. Que bom que encontrei seu artigo, me ajudou bastante. Irei comprar meu kit de fondue ♥
    Tudo de bom para você, querida
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em poder compartilhar informações úteis! Obrigada pela confiança e por nos acompanhar.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá Georgia, tudo bem?
    Adorei seu blog e agora quero comprar um rechaud para fondue de carne também... rsrsrsrs
    Qual o nome do fornecedor onde você comprou ou o link do conjunto? O link que você postou acima não está direcionando para o fornecedor.. =(
    Beijos,
    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Eu vendo esses e outros utensílios em pedra!
      Email:juliano.fagner@hotmail.com
      Watsapp: (31) 98431-1707

      Excluir
    2. Boa noite! Eu vendo esses e outros utensílios em pedra!
      Email:juliano.fagner@hotmail.com
      Watsapp: (31) 98431-1707

      Excluir
    3. Precisava de 2 fogareiros...qual o prazo de entrega para Brasília?

      Excluir
  4. Oi Georgia,
    Vc faz a carne na pedra direto no rechaud ou esquenta a chapa no fogão antes?
    Obrigadinha,

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Georgia. Uma dúvida: Fiz o processo de cura conforme as instruções que vem no produto (muito parecido com o video);..Deixei 2 horas no forno a 200º e depois de fria lavei com detergente somente.
    No dia seguinte notei que estava com uma crosta, que imagino ser do óleo..Isto é normal? Tem q tirar todo o óleo antes de usar ou é assim mesmo? To tendo que deixar de molho pra tirar porque ficou grudado olho na pedra..

    ResponderExcluir
  6. ola, por favor você sabe onde comprar esse réchaud de pedra que esta na sua primeira foto, queria muito esse em formato retangular..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Eu vendo esses e outros utensílios em pedra!
      Email:juliano.fagner@hotmail.com
      Watsapp: (31) 98431-1707

      Excluir
    2. Boa noite! Eu vendo esses e outros utensílios em pedra!
      Email:juliano.fagner@hotmail.com
      Watsapp: (31) 98431-1707

      Excluir
  7. Oi Geórgia, boa noite, quantas vezes tem que fazer a cura? Três dias consecutivos?

    ResponderExcluir
  8. Oi Geórgia, boa noite, quantas vezes tem que fazer a cura? Três dias consecutivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      A minha pedra eu fiz 3 vezes de 50 graus cada vez eu deixei 2 horas esperei esfriar bem e fiz denovo e eu fiz só da parte redonda a de cima pq qnd eu for comer eu só vou esquentar a parte se cima mesmo

      Excluir
    2. Ola
      A minha pedra eu fiz 3 vezes de 50 graus cada vez eu deixei 2 horas esperei esfriar bem e fiz denovo e eu fiz só da parte redonda a de cima pq qnd eu for comer eu só vou esquentar a parte se cima mesmo

      Excluir
  9. Olá! Tudo bem? Tenho um pedra para fondue, aqueço ela no forno e levo par mesa. Uso álcool sólido, mas percebo que em pouco tempo a pedra esfriar. Tentei colocar 2 pontos de fogo, rechaud, mas mesmo assim não tenho um resultado satisfatório. Teria alguma dica?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olha estou tendo o mesmo problema do André, esquentou a pedra durante 2h no forno a 200°, porém quando levo pra mesa, em pouco tempo ela esfria.
    Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!

    Gostaria de saber se cada vez que for usar a pedra deverá ficar 2 hs antes no forno?
    ou esse procedimento é uma única vez apenas para curar a pedra?

    Obrigada,

    NILZA ANDRADE
    O

    ResponderExcluir
  12. Comprei uma pedra dessa e fiz o processo de cura,só que assei a carne na boca do fogão,quando esfriou a pedra ela apareceu uma trinca.fiz algo errado?

    ResponderExcluir
  13. me ajudem estou muito triste comprei minha pedra mas o fogo apaga assim q coloco a pedra

    ResponderExcluir
  14. GOSTEI, PRECISO ADQUIRIR UM RECHEAD..

    ResponderExcluir
  15. Qual sal vc indica para colocar na pedra pra fazer picanha?

    ResponderExcluir

Receba parte de seu dinheiro de volta em todas as suas compras, além de bons descontos!

Cupom de Desconto