Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de julho de 2015

3º dia em Bonito/MS

A região onde se localiza Bonito nos encantava a cada passeio. Infelizmente, choveu muito na madrugada, e a temperatura caiu ainda mais. Levantamo-nos cedo para ir a agência. Fazia em torno de 15º C, com sensação térmica abaixo. Nossa roupinha leve não dava conta! rs rs rs ....Hoje, nosso passeio seria no Rio Sucuri. Na agência, informaram que o passeio de bike estava cancelado, pois a forte chuva deixou o caminho escorregadio. No entanto, a flutuação estava confirmada. A chuva em nada atrapalhou a visibilidade.

A chuva foi ficando mais fraca e como não havia muitos atrativos no hotel, resolvemos partir cedo. A fazenda fica cerca de 20 km de distância do centro de Bonito por estrada de terra batida. Apesar da forte chuva, o acesso não estava muito ruim (estávamos com carro de passeio econômico). O caminho é lindo! Cheio de fazendas belíssimas e belos milharais. A gente não resistiu e parou no caminho para fazer fotos :D  Em conversa com moradores da região e pela nossa pequena experiência, pudemos ver que se trata de uma região muito tranquila quanto à violência. Nesse quesito, quase me senti em Gramado! É muito bom vc se sentir segura....queria ver minha Fortaleza/CE assim tb.



Chegamos bem cedo a fazenda onde está localizada o receptivo do Rio Sucuri. Ela é linda! Fomos bem recebidos e orientados, inclusive adiantaram nosso passeio. 






Foi fornecido todo o equipamento para o flutuação, no entanto recebi uma roupa azul bem desgastada, rasgada. Acabei trocando sem problemas pela preta mais conservada. Existem armários para guardar pertences, mas são coletivos e a chave fica com o guia. O treinamento da flutuação é feito em piscina, mas para quem já havia feito em outros passeios, poderia ser dispensado, pois a temperatura da água estava bem baixa. Seguimos em carro aberto até o inicio de uma caminhada muito agradável para conhecer nascentes e ver quão cristalina era aquela água. A chuva não tinha afetado a qualidade da visibilidade, mas o sol fazia falta.






No momento de entrar na água, começou a minha decepção com o passeio. Minha tia, apesar de ter feito outras flutuações, estava com bastante medo, e a guia se limitou a dizer que ela iria sozinha na água. Minha tia ainda tentou aproveitar o passeio, mas com muito medo foi difícil. Os óculos dela não sustentavam no rosto, então a guia disse que o problema foi que ela tinha coloca errado (detalhe: foi a própria guia que os encaixou). Minha tia começou a beber água por causa da dificuldade com o snorkel proporcionada pelo medo. As outras flutuações dela tinham sido bem tranquilas, pela segurança proporcionada pelo passeio. Por fim, o barco em que a guia vinha bateu no rosto da minha tia, bem próximo ao olho, que inchou e feriu. Minha tia desistiu do passeio e teve muitas dificuldades para subir no barco. Ela estava com uma dor abdominal ainda desconhecida a causa. No entanto, como nos outros passeios ela relaxou, por causa da companhia e segurança de guia na água acompanhando e permitindo que ela segurasse sua perna, a dor sumia. Dessa vez, além do ferimento no rosto, a dor se tornou infernal.

Minha experiência: A água é realmente muito cristalina. No entanto, há correnteza que é difícil lutar contra. Meu grupo se dispersou inteiro! Eu só vi a guia no começo do passeio e acabei me misturando a outros grupos. Sem qualquer orientação! Na água, havia poucos peixes e muita vegetação. Como no Rio da Prata havíamos recebido ótimas orientações, foi hora de colocar em prática. Apesar do mundo incrível dentro d´água, era necessário levantar a cabeça todo o tempo por conta de caules baixos. Vi muita gente ficar preso na vegetação e sofrer pequenas escoriações. Quase todo mundo que saia da água falava em ter se machucado, inclusive eu, apesar do cuidado. Como saber que era hora de sair da água? Sem guia, sem acompanhamento, sem direção e sem sinalização, ouvi um guia de um outro grupo falar, houve um pequeno burburinho de incerteza de pessoas em minha volta, mas presumimos que ali tb seria o ponto final do nosso grupo. Nossa guia não era muito simpática e nem solicita.





Pegamos o caminhão de volta para o receptivo, onde tivemos chuveirada, trocamos de roupa, recolhemos os pertences e  almoçamos. A comida estava bastante gostosa e o espaço era aconchegante. Nesse hora, a dor da minha tia persistia. Enquanto ela descansava no redário, aproveitei pra conhecer um pouco da fazenda. Além disso, resolvemos comprar algumas fotos (tiradas no começo e no fim do passeio). Geeenteee.... R$20 por foto! Muito caro....Muito melhor se vendessem o cd com todas as fotos, como os outros receptivos faziam e que custava só R$60.





Hora de voltar! Antecipamos a volta por causa das dores de minha tia e fomos direto ao hospital. O Hospital Darci João Bigaton é de fácil acesso e tem estacionamento. Como não aceitava UNIMED, o atendimento foi feito pelo SUS. O serviço prestado foi muito bom e todos os funcionários foram muito solicitos. Rapidinho minha tia foi consultada e fez os exames necessários. Não passamos mais que uma hora! Com atendimento feito e remédio comprado, só nos restava levá-la para descansar na cama do hotel. O stress do passeio contribuiu muito para dor ter aumentado! Uma pena...afinal pagamos muito caro!

Nosso grupo fez 4 flutuações, em Bonito/MS, e, em ordem decrescente de melhores passeios, foi unânime:

1 - Aquário Natural
2 - Rio da Prata
3 - Lagoa Misteriosa
4 - Rio Sucuri (poderia ter dispensado)

O receptivo precisa consertar essa falha da ausência de guia na água, principalmente por ser o passeio com mais vegetação interna e externa próxima. Isso acarreta riscos ao turista que está lá para mera diversão. As minhas expectativas não corresponderam a realidade. Uma das águas mais cristalinas do mundo, não dispõe de boa visibilidade durante todo o percurso. Nós presenciamos algumas partes com águas bem turvas.... Se eu pudesse escolher apenas uma flutuação, ficaria com o Aquário Natural. O espaço é lindo, visibilidade ótima, guia excelente, treinamento incrível e satisfação de todos!

Para os outros links da viagem, acesse aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba parte de seu dinheiro de volta em todas as suas compras, além de bons descontos!

Cupom de Desconto